Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Histórias Contadas

Praga - Parte I

Praga by HContadas

Era uma vez uma cidade com castelos, palácios e torres tão bonitas, que parecia ter saído de um conto de fadas...

 

***

 

Na semana passada fomos a Praga. Foi uma viagem planeada com todo o carinho. Há mais de 4 anos que não viajávamos a dois e estes dias souberam mesmo bem! Na hora de decidir onde ir, seguimos a sugestão de familiares e amigos que disseram maravilhas de Praga.

 

E tinham razão! Praga é realmente muito bonita. A ajudar, o tempo esteve óptimo e pudemos desfrutar da cidade a pé, misturados com os locais e turistas.

 

Andámos sem grandes planos, guiados pelas ruas e avenidas que nos iam seduzindo. Ora na cidade velha (Staré Město). Ora junto ao rio Moldava (Vltava). Ora na cidade nova (Nové Město). De sentidos bem despertos e máquina pronta a disparar.

 

Na Cidade Velha os edifícios são todos majestosos, com fachadas trabalhadas e cheias de pormenores encantadores. Uma das zonas mais animadas é a Praça Central (mais conhecida por Praça da Cidade Velha). Ali moram alguns dos monumentos mais emblemáticos de Praga, como a Catedral Týn, o Palácio Kinský, a igreja de São Nicolau, a estátua de Jan Hus e a Torre do Relógio Astronómico. 

 

Para mim, a melhor forma de viver esta praça é sentada numa esplanada a beber uma água (ou uma cerveja - checa, claro!) e a apreciar, calmamente, monumentos e o fervilhar da vida local. Em alternativa, sugiro o topo da torre do relógio astronómico onde temos uma vista panorâmica de toda a cidade.

Praga01 by HContadas
Praga02 by HContadas
Praga03 by HContadas

 

A ponte Carlos (Karlův most) é outro marco a não perder. É a ponte mais velha de Praga. Une a cidade velha à cidade pequena. E está protegida por torres, de ambos os lados. A torre localizada no lado da Cidade Velha é considerada por muitos como uma das construções mais impressionantes da arquitetura gótica no mundo. Cá para mim, tem tanto de impressionante como de misteriosa, assim como a própria ponte e as suas 30 estátuas, e não me estou a imaginar a passar por ali numa manhã de nevoeiro...

 

Praga12 by HContadas
Praga16 by HContadas

Praga14 by HContadas

 

Mas aquilo que mais me impressionou foi o Castelo. Chegámos de eléctrico e, meio distraídos, seguimos os outros turistas que se encaminhavam para um portão do outro lado da estrada. Lá dentro, alguns edifícios e jardins. Até que... eis que nos deparamos com a Catedral de S. Vito, enorme, super-imponente, por trás do arvoredo.

 

Assumo que me senti esmagada pela grandiosidade desta Catedral. Primeiro por fora. Depois lá dentro. É altíssima, cheia de coloridos vitrais, estátuas, santos e peças religiosas várias.

 

Praga05 by HContadas
Praga06 by HContadas
Praga07 by HContadas

 

Castelo que se preze, tem que ter aposentos reais e, melhor ainda, uma coroa a sério! E lá fomos nós fazer o tour pelo palácio, à descoberta dos tesouros da realeza.

 

Para quem tem curiosidade em saber como vivia o povo, sugiro um passeio pela Viela Dourada. Uma ruela estreita com casas mínimas literalmente construídas nas muralhas do Castelo. Algumas delas viraram lojas e estão dedicadas ao turismo. Mas, as outras, foram conservadas com a estrutura e decoração original. E, só vos digo (depois de visitar o palácio): que contraste tremendo!


Praga08 by HContadas

Praga13 by HContadas

 

Praga é muito mais do que apenas uma cidade que parece ter saído de um conto de fadas. Mas isso é assunto para uma outra história... em breve, muito em breve ;)

 

Praga09 by HContadas

Praga11 by HContadas

 

Nota: Se repararem, muitas das imagens que escolhi para ilustrar Praga são em altura. E, sim, foi de propósito! Para quem como eu gosta de harmonia e beleza, passear por Praga é andar de nariz no ar, preso à grandiosidade dos edifícios e, acima de tudo, das suas magníficas fachadas e coberturas.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

About me

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D