Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Histórias Contadas

As 10 tendências do momento

A propósito do 10º aniversário do Facebook, e do papel que as redes sociais tiveram na mudança da forma como nos relacionamos uns com os outros, dei por mim a pensar em todas as coisas que fazem parte do nosso dia-a-dia e que há dez anos atrás eram (quase) impensáveis... Rapidamente cheguei a várias. Vejam se concordam:

Tendências by HContadas 

1 - Lancheiras

Está na moda levar o almoço para o emprego. Os argumentos são vários: financeiros, de saúde, escolha de alimentos mais saudáveis, intolerâncias várias (lactose, gluten), ... escolham o vosso. A verdade, é que andar de lancheira tornou-se trendy! E claro, o mercado também se foi adaptando a esta nova moda, com o aparecimento de várias marcas a trabalhar esta temática. Deixo-vos algumas:

2 - Plantar as próprias ervas aromáticas

Ter um cantinho verde na cozinha ou na varanda está na moda. Coentros, salsa, manjericão ou mesmo cogumelos, as opções são imensas e para todos os gostos! Várias são as marcas com kits faça você mesmo, mas para quem não tem grandes dotes para a agricultura, podem sempre comprar os vasinhos já prontos. Pessoalmente prefiro esta última solução, mas reconheço que tem todo um encanto semear, cuidar e colher os verdes que vamos comer.

3 - Chefs

Acho que em 2004 o único chef que conhecia era o Chefe Silva e o seu restaurante Super Chefe. Concursos como o MasterChef ajudaram a dar notoriedade a esta profissão e, hoje em dia, não só está na moda ser Chef, como temos vários de renome internacional entre nós. Deixo-vos com alguns dos que mais gosto:

E lá fora:

4 - Piquenique

Os piqueniques sempre existiram. Mas, nos últimos anos, ganharam todo um novo glamour principalmente quando desfrutados numa sombra fresca num qualquer jardim ou parque em pleno centro da cidade...

5 - Corrida

Comecei a correr na rua muito antes de 2004, mais precisamente em 1998. Mas, neste caso, acho que não sou exemplo, porque a corrida de rua só se tornou uma moda esta década, quando, devido à crise, muitos de nós quisemos arranjar uma alternativa aos ginásios. De tal forma virou moda que Lisboa tem já uma loja especializada em corrida e proliferaram os sites e blogues sobre esta temática:

6 - Bicicleta na cidade

Imagino que a moda de andar de bicicleta na cidade resulte da conjugação da crise com a necessidade de um estilo de vida mais saudável, principalmente em Lisboa, a cidade das 7 colinas. Mas, a verdade é que cada vez se vê mais pessoas a percorrer a cidade neste meio de transporte. Tudo, por umas pernas invejáveis ;)

7 - Feiras, mercados e mercaditos

Noutros tempos, feira era sinónimo de Feira da Ladra, onde encontravamos todo o tipo de velharias e quinquelharias, ou Feira de Carcavelos onde íamos comprar roupa para a ginática ou para os miúdos. Também aqui, o conceito evoluiu... e agora há mercaditos para todos os gostos. Com a ajuda das Mummy bloggers, tornaram-se locais de culto super trendy.

8 - Manualidades e a arte do Corte e Costura

Aprender a coser, tricotar ou simplesmente a relembrar a arte outrora aprendida com as nossas avós, são vários os motivos que levam cada vez mais pessoas a frequentar workshops de Costura. Isso ou o conforto do "regresso às origens" numa altura em que a mudança é tão rápida que nos dá vertigens

9 - Empreendedorismo 

O empreendedorismo está na moda. Por opção ou como solução de recurso, há cada vez mais fazedores em Portugal. E, se as estatísticas não jogam a seu favor, o conhecimento e apoios que têm surgido nos últimos anos, podem dar uma ajuda no momento de "saltar o muro"... 

10 - O maravilhoso mundo dos blogues

Por último, uma palavra especial sobre a blogosfera... Quem é que há 10 anos atrás tinha um blogue? Assim que me lembre só mesmo a Ana Garcia Martins e o seu Pipoca mais doce. Hoje em dia também os blogues estão na moda em Portugal. E, se há 10 anos atrás me dissessem que eu iria ter um blogue, eu dir-vos-ía "Nem pensar!" ;)

 

Concordam com a escolha que fiz? Lembram-se de outras tendências? Querem falar delas?

Atualização de última hora: Muito obrigada SAPOBlogs do SAPO pelo Destaque! {#emotions_dlg.happy}{#emotions_dlg.kiss}

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Histórias Contadas 27.02.2014

    Olá, Maria!
    Eh, eh, eh... :-)
    A sério? Blogues com 10 anos?!
    Pode dar exemplos para eu os ir espreitar, sff?
    Bjs, Marta
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    About me

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2015
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2014
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2013
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2012
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D