Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Histórias Contadas

Assuntos de mãe: dorme meu menino

Não sou fundamentalista. Aceito argumentos de um lado e do outro. Mas se me perguntarem o que fiz, assumo que deixei chorar. De coração na mão, começou em 1 minuto, depois 2, e nunca tive que ir além dos 5 minutos seguidos.  Felizmente, por ele e por mim, segui escrupulosamente o que vinha escrito num livro. O livro que me ajudou a ensinar o meu menino a dormir.

Passemos então à história:

Costumo dizer que só soube o que era ter um recem-nascido quando a Mariana nasceu. E, apesar de ser segunda filha, é bem verdade! Quando nasceu, o Gonçalo já era um bebezão e chorava a plenos pulmões. E chorou os primeiros dias de vida, até segunda-feira de manhã, altura em que nem eu nem o pai sabiamos mais o que fazer e resolvemos telefonar à pediatra, que estava de férias, não fosse ele ter nascido em Agosto. Receitou um ida à farmácia para comprar leite. O diagnóstico foi perfeito. Era fome. Bebezão que se preze não se fica com colostro, aquela "aguinha" que a mãe tem para oferecer antes da subida do leite. Bebeu até à última gota e dormiu 6 horas seguidas. Merecido descanso do guerreiro que, de barriguinha cheia, pôde finalmente descansar.

Talvez por (9 meses +) 5 dias seguidos de colo. Talvez por ser um menino curioso que ainda hoje acha que dormir é uma perda de tempo. A verdade é que, na tenra idade de 2 meses, ficava o dia inteiro acordado, assim o deixassem. Seguiam-se crises de cansaço extremo. Demasiados estímulos, dizem nos livros. Um dia desabafei com a pediatra que o menino tinha dificuldade em adormecer. E eu em descansar. E o bebé só está bem quando a mãe está bem... Raposa velha, retirou um livro da gaveta da secretária. Receitou-me lê-lo. Já não sei precisar tudo o que tinha escrito. Fica o relato do que registei. Normalmente as crianças têm um "objecto do sono". Que pode ser uma fralda, um boneco de peluche, ou, na maioria das vezes, a própria mãe. E cada vez que acordam, é esse objecto do sono que as transporta novamente para o mundo dos sonhos. Este livro mostra-nos como ensiná-los a escolher um objecto de sono diferente da mãe. Um que esteja sempre à mão e que lhes dê o conforto que precisam.

Na primeira noite, a mãe deve deixar o bebé na cama, com o seu objecto de sono, e ir embora para o deixar adormecer. Se o bebé chorar, deve voltar passado 1 minuto. Acalmá-lo, falar com ele, fazer-lhe mimo, mas sem nunca o tirar da cama. Depois deve deixá-lo novamente. Se continuar a chorar, voltar passados 2 minutos e seguir a mesma receita. E assim sucessivamente. Defende o livro que esta técnica resulta com crianças até aos 3 anos e as ajuda a ter um sono mais tranquilo. Vale o que vale. No caso do Gonçalo resultou. E são raras as noites em que ele tem dificuldade em dormir.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

About me

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D