Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Histórias Contadas

Empreendedorismo - as minhas regras de ouro

HContadas-posterDV

Poster: Dinheiro Vivo | Meu testemunho - nº 39


Hoje é um dia especial para mim. O dia em que faço 38 anos. E guardei este dia para partilhar convosco algo que também considero especial. Verifico agora que me alonguei. Seja como for, espero que gostem!

O empreendedorismo surgiu na minha vida sem que eu desse conta. Eu e o Nuno falávamos em ter um negócio nosso, em tom de brincadeira, há já algum tempo. Algures em 2011 surgiu a ideia que se veio, mais tarde, a materializar na Home Glam. Nessa altura não se falava de empreendedorismo como se fala hoje mas, quiseram os astros e uns amigos especiais, que nós acelerássemos ao ritmo da Beta-i no 1º beta start. A partir daí tudo se precipitou e levou-nos até onde estamos agora. Olhando para trás, é com imensa alegria que vejo a quantidade enorme de fazedores que surgiram nos últimos dois anos e meio e o passo de gigante que o país deu em termos de empreendedorismo. E, talvez por isso, gosto de partilhar histórias inspiradoras por aqui, como a da Matilde Beldroegas, a da Twiggs, a da Costureira de Palavras e muitas outras que espero trazer até cá. Ajudam a perceber que há muita gente a fazer mais e melhor por este nosso país. E, claro, ajudam a preencher o meu quadro de inspirações que se tornou aqui o Histórias Contadas.

Agora é a minha vez de partilhar convosco alguma da minha experiência como empreendedora. Aprendizagens que fui adquirindo e que acho que podem ser úteis a todos aqueles que já estão ou estão a pensar empreender:  

  • Sejam atrevidos
    O empreendedor é, por definição, atrevido. Atrevimento bom e saudável de quem quer fazer acontecer. Não se esqueçam que o "não" é garantido e tudo que vier a mais é ganho. 
  • Sejam resilientes
    Esta palavra está na moda, mas afinal o que quer dizer? Pensem numa mola, que dobra e volta a dobrar mas, no fim, regressa ao mesmo lugar. A pessoa resiliente é a mola e, acreditem: o empreendedor tem mesmo que ser resiliente!
  • Não se isolem
    O acto de empreender é muito solitário. Por isso, é importante que tenham isso presente e evitem isolar-se em casa. Hoje em dia há muitos coworks e com preços para todas as bolsas. Procurem. Mas acima de tudo não se deixem entrar na fossa.
  • Vivam com o que têm
    Mentalizem-se que irão passar um período sem duas das coisas que fazem mover este mundo: tempo e dinheiro. Mas, por outro lado, vão estar a fazer acontecer o vosso sonho e isso faz-vos sentir vivos, felizes e prontos para continuar.
  • Sejam realistas [e experimentem rápido]
    As estatísticas demonstram que apenas 1 em cada 10 startups sobrevivem aos primeiros 2 anos. Minha gente, a estatística está contra nós. Por isso, transformem o acto de empreender numa sequência de experiências, que podem ou não resultar, mas que devem ser rápidas para o projecto ir avançando pelo bom caminho.
  • Falem com quem sabe
    Felizmente hoje em dia existem muitas iniciativas em Portugal de apoio ao empreendedorismo. As que eu tenho mais próximas são a Beta-i e a João Sem Medo. Cada uma ao seu estilo, ajudaram-me muito a crescer como pessoa e como empreendedora.

E é tudo! Espero que este meu testemunho vos possa ajudar de alguma forma. E, não se esqueçam, o espaço para comentários está mesmo aqui em baixo. Deixem também o vosso testemunho, comentem o que acabei de escrever, ponham questões! Ou, simplesmente, dêem-me os Parabéns ;)

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

About me

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D