Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Histórias Contadas

A-cor-dar #2 :: Cortiça

Esta semana o a-cor-dar salta para um tema completamente diferente: a cortiça! É 100% natural, biodegradável, amiga do ambiente, elástica, à prova de água e óptimo isolante térmico e acústico. Tudo boas razões para fazer da cortiça um excelente material, digno de destaque aqui no a-cor-dar. Já para não falar que Portugal é o principal produtor de cortiça a nível mundial.

Pensando em cores não será o tema mais interessante, mas é impressionante a quantidade de projectos inovadores que têm reinventado a velha cortiça. Ora vejam:

A-cor-dar#2-cork by HContadas

#1 - Hotel Caminhos de Santiago

Este hotel de charme fica localizado na vila de Santiago do Cacém, a apenas alguns quilómetros de algumas das praias mais bonitas da Costa Vicentina, e resulta de um cuidado projecto de restauro da antiga pousada de Santiago do Cacém.

Porquê o Caminhos de Santiago?

Porque a decoração de interiores é da autoria da Arq. Cristina Santos Silva, cujo trabalho adoro. E porque ela teve o cuidado de recorrer a artesãos locais para fabricar muitas das peças e acessórios que decoram o hotel. São exemplo disso as mantas alentejanas, as peças de cerâmica e, claro, os objetos em cortiça.

#2 - Fly London

É uma marca de sapatos portuguesa que inovou ao misturar cortiça e design, sob a forma de sandálias, quando ainda ninguém pensava nisso.

Porquê Fly London?

Porque acho as sandálias super-confortáveis! A cortiça já teve melhor qualidade (a sola das últimas que comprei partiu-se), mas continua a valer pelo conforto e pela assistência pós-venda que funciona muito bem.

#3 - Furo

foi desenhado por Fernando Brízio e pertence à coleção MATERIA by Amorim. Com curadoria da experimentadesign, MATERIA apresenta doze projectos de dez designers num total de vinte e dois objectos feitos a partir de cortiça. Se quiserem conhecer os outros objectos desta colecção espreitem aqui

Porquê Furo?

Porque gosto dos projectos que dão oportunidade aos designers nacionais de mostrar o seu talento e porque acho que o resultado final é muito bom.

#4 - Alma gémea

é uma colecção de artigos para o lar fabricados em cortiça e cerâmica, que resulta de uma parceria entre o grupo Amorim e a Matcerâmica.

Porquê Alma Gémea?

Porque gosto de projectos que reinventem os materiais tradicionais dando-lhe nova vida e novo valor!

#5 - Trela CORKDESIGN

A CorkDesign é uma marca portuguesa que trabalha há mais de 20 anos na produção de artigos de cortiça e cuja colecção inclui um sem-número de artigos em tecido de cortiça de senhora, homem, casa e decoração, entre muitos outros.

Porquê esta trela?

Pela sua simplicidade e funcionalidade.

#6 - Nike lebron x cork

Produzidos com cortiça e pele, estes tennis celebram a excelente época que o basquetebolista LeBron James teve em 2012 ao serviço da NBA.

Porquê os tennis?

Os mais atentos saberão que ando num processo de luta interna entre o voltar ou não a correr. Por isso, quando descobri estes tennis, logo na primeira pesquisa que fiz sobre cortiça "made worldwide", interpretei como um sinal. Vale o que vale!

 

Espero que tenham gostado das minhas sugestões. Na próxima semana há mais. Até lá desejo-vos uma óptima sexta-feira e um excelente fim-de-semana.

About me

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Histórias Contadas no Bloglovin

Follow on Bloglovin

Histórias Contadas no facebook

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D