Histórias Contadas

Ainda por terras D'el Rei

"- Maria, Maria! Corre, corre! Estamos atrasados! O comboio para o Minho vai partir!

Manel e Maria estavam ansiosos de reencontrarem a família do Norte do País. Era Natal e nesta longa viagem recordavam memórias passadas desta grande festa familiar…" [excerto da Peça de Teatro de Natal da minha filha Mariana da autoria da sua educadora]

...

Vamos  lá fazer “rewind” e voltar ao início da história... Há cerca de 1 mês fui a Guimarães em trabalho e fiquei encantada com a beleza da cidade, que nesta altura do ano fica ainda mais mágica enfeitada e iluminada a rigor para as Festas.

Daí termos decidido passar uns dias na cidade berço de Portugal e, melhor ainda, fazer uma surpresa aos filhotes, levando-os até à tal região que dá pelo nome de Minho, palco vivo da Peça de Natal da Mariana.

A verdade é que visitámos Guimarães ao ritmo dos caprichos de São Pedro, entre aguaceiros fugazes e um sol tímido que despontava no céu de tempos a tempos. Mas, mesmo assim, picámos todos os locais que queríamos visitar. Subimos à Penha e percorremos caminhos de pedra, nesta altura do ano, cobertos por um manto verde de musgo, fazendo lembrar as florestas encantadas que eles estão habituados a ver nos filmes da Disney.

Guimarães01 by HContadasGuimaraes02 by HContadas

Descemos à cidade para visitar o Paço dos Duques e o Castelo. Cumprimentámos o Dom Afonso Henriques e fizemo-nos convidados para sua casa. Fomos ao Castelo, que se veio a verificar muito mais pequeno do que aquele que cabia na nossa imaginação. Passeámos pela Praça do Toural, percorremos o centro histórico e demos as boas noites às iluminações de Natal quando o sol se pôs.

Guimaraes03 by HContadas

Guimarães06 by HContadas

No dia seguinte aproveitámos o bom humor de São Pedro e descemos ao Parque da Cidade onde os filhotes puderam brincar, andar de bicicleta e cumprimentar o asfalto no novo skate do Gonçalo, antes do regresso a casa.

Guimaraes05 by HContadas

Guimaraes04 by HContadas

Tudo isto e o prazer enorme de sair da rotina, conhecer sítios novos e passear a quatro por terras do nosso país!