Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Histórias Contadas

Histórias, Festas e Montras

Olá! Hoje é dia de novidades aqui pelo blogue: desafiei a Sofia da Bistrot Chic a ser minha blogger convidada. O único pedido que lhe fiz foi o de falar sobre decoração de montras de lojas, um trabalho que ela tão bem sabe fazer e que pode ser visto por estes dias na montra da RGB interiores! Com toda a sua criatividade, transformou o meu desafio numa história, ou não estivessemos nós por aqui ;)

Hoje o espaço é da Sofia. Espero que gostem!

 

"Comecei a contar histórias embrulhadas em festas para deliciar a minha filha. Uma dessas festas, que por acaso deu início à Bistrot Chic, chamava-se “Paris em Lisboa”. Nessa história, convidava-se as crianças a vivenciar o espírito de Paris. A imaginarem-se nas ruas, a ver o Sena da Torre Eiffel e a comer macarons numa pastelaria chique. Para criar esta história apliquei o que sabia sobre o tema, a minha experiência pessoal, os valores que queria transmitir à minha filha e que são importantes para mim.

Quando me pediram para fazer uma montra pensei que talvez não devesse aceitar, pois não percebia nada de montras. Depois reflecti um pouco mais sobre o que é criar uma festa. E conclui que talvez fazer uma festa ou decorar uma montra não fossem coisas assim tão diferentes. O que as liga é a arte de contar uma história. Contar uma história começa com um tema: “Era uma vez...”. É como fazer uma promessa. De que vai valer a pena ver, escutar e participar. Uma história capta a nossa atenção, não por acaso, mas por design. Numa festa, como numa montra, nós somos os receptores mas também os personagens da história. Ao criar o tema, o designer faz uma promessa. Depois tem que a concretizar num cenário, o palco onde tudo se desenrola, no guião que irá conduzir os personagens ao longo da narrativa, na selecção dos artefactos que farão parte do caminho a percorrer. Cores, padrões, objectos, tudo são dispositivos para libertar a imaginação. 

A minha primeira montra teve com tema a ideia de uma “tarde romântica”, feita de tecidos primaveris e pedacinhos de musgo, passarinhos para lhe dar o ambiente de campo inglês. Um convite ao transeunte a sentir as cores e perfumes de uma manhã de Primavera.

BistrotChic01 by HContadas
BistrotChic02 by HContadas

A surpresa foi o elemento permanente na segunda montra. Uma moldura preta e dourada e um contexto de elementos de glamour nocturno chique criaram a “Purple night”.

BistrotChic03 by HContadas
BistrotChic04 by HContadas

A pensar num sonho de infância desenhei “Um piquenique no campo”. Partindo de uma bicicleta clássica, os elementos campestres transportam através de um passeio pelo campo que termina num divertido piquenique, alegre e barulhento, um imaginário que todos mantemos como um dos nossos maiores tesouros.

BistrotChic05 by HContadas
BistrotChic06 by HContadas

Numa história, cada personagem tem um propósito essencial: encontrar a beleza, dominar o mal, proteger a prole, reencontrar os pais. Em pequena, a história que mais me encantou foi a da Cinderela. O seu propósito essencial era a procura da felicidade. O seu caminho exigia transformação, fazer escolhas, umas boas, outras piores. A mudança é indissociável de uma boa história. Porque o propósito essencial só pode ser atingido pela transformação. Nascemos para viver histórias e as histórias que vivemos fazem de nós o que somos."

 

Se quiserem acompanhar mais de perto o trabalho da Sofia podem fazê-lo através do blogue ou da página do FB.

1 comentário

Comentar post

About me

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Histórias Contadas no Bloglovin

Follow on Bloglovin

Histórias Contadas no facebook

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D